Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Aspirina pode reduzir alguns casos de cancros hereditários para metade

A aspirina, um dos medicamentos mais conhecidos e consumidos em todo o mundo, voltou a alargar os seus potenciais benefícios: o fármaco foi utilizado num estudo que seguiu cerca de 1000 doentes ao longo de dez anos e mostrou-se eficaz a reduzir o risco de incidência de cancros hereditários – sobretudo o cancro colo-rectal e o cancro do colo do útero. A investigação, que é hoje publicada na revista científica Lancet, coordenada pela Universidade de Newcastle e financiada pelo instituto Cancer Research do Reino Unido, revelou que a toma regular de aspirina (cuja substância activa é o ácido acetilsalicílico) pode reduzir a incidência e a progressão de alguns cancros de base hereditária. O estudo decorreu ao longo de uma década, contou com 1000 doentes e envolveu cientistas e médicos de 43 instituições de 16 países. As conclusões agora publicadas mostram que, na amostra incluída no estudo, a incidência de cancro hereditário nos doentes que tomavam aspirina regularmente foi 50% inferior à dos que não a tomavam.

Ler a notícia completa no Público

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estudo diz que complementos vitamínicos são inúteis ou mesmo perigosos

Os complementos vitamínicos são inúteis para a maioria das pessoas e alguns podem mesmo acarretar risco de vida para mulheres mais velhas, segundo um estudo publicado na segunda-feira nos Estados Unidos.
Os complementos de ferro figuram entre os que mais preocupam os investigadores, enquanto os de cálcio parecem estar ligados a uma redução do risco de mortalidade refere o estudo dos Archives of Internal Medicine, uma publicação da Associação Médica Americana. “Descobrimos que diversos complementos vitaminados ou minerais frequentemente utilizados, como os produtos multivitaminados, as vitaminas B6, ácido fólico, ferro, magnésio, zinco e cobre, estão relacionados com riscos mais elevados de mortalidade”, dizem os autores. As conclusões foram obtidas por uma investigação realizada no Estado de Iowa, no centro dos Estados Unidos, incluindo questionários preenchidos por 38.772 mulheres com uma idade média de 62 anos. Depois de consumirem complementos vitamínicos em 1986, 1997 e 2004, a taxa de mortalidade passou de 66 por cento em 1986 para 85 por cento em 2004. De acordo com o estudo, o ferro está “fortemente” ligado ao aumento da mortalidade, em função das doses absorvidas. Os autores notam, no entanto, que não têm condições para determinar se as razões que levaram estas mulheres a absorver ferro podem explicar o aumento da taxa de mortalidade e adiantam que são necessárias mais investigações. O cálcio, em contrapartida, esteve ligado a uma redução da mortalidade. Estas descobertas “reforçam a [nossa] convicção que certos complementos antioxidantes, como a vitamina E, e vitamina A ou de betacaroteno, podem ser perigosos”, referem os médicos num comentário que acompanha o estudo, adiantando que não recomendam o consumo preventivo de tais complementos, “sobretudo quando se trata de uma população bem alimentada”. Cerca de metade da população norte-americana toma complementos vitamínicos, que representam um mercado de 20 mil milhões de dólares (14,6 mil milhões de euros).

Fonte: Público

sábado, 8 de outubro de 2011

Passatempo Casa solar

A VISÃO Júnior e a Science4you têm para oferecer 15 conjuntos com uma casa solar para montar, dez experiências e um manual de curiosidades e informações científicas sobre a energia solar. Mãos à obra!

Panasonic cria robot-cabeleireiro com 16 dedos

A empresa japonesa Panasonic apresentou esta terça-feira em Tóquio a sua mais recente criação: um robot-cabeleireiro que lava, massaja e seca o cabelo a pessoas com dificuldades em fazê-lo
O utilizador senta-se numa cadeira inclinando a cabeça para trás. Os sensores analisam o formato da cabeça de modo a calcular a quantidade de pressão que deve ser aplicada na lavagem, massagem e secagem. Esta tecnologia permite ajudar pacientes e idosos em hospitais e centros de saúde.
A empresa fabricante de produtos electrónicos desenvolveu um robot com dois braços e 16 dedos, que executam a lavagem automática.

Fonte: Correiro da Manhã


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projecto "Hortas Comunitárias" da Câmara Municipal de Castro Verde

No dia 5 de Outubro, dia da Implantação da República - a Câmara Municipal de Castro Verde deu início ao projecto “Hortas Comunitárias”, tendo atribuído cerca de 118 lotes com 120 m2 cada, com ponto de rega individual e vedação exterior. Nestas, podem ser praticadas culturas hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, flores de corte e espécies frutícolas.

O Projecto Hortas Comunitárias está inserido no Projecto Orgânica Verde – Castro Verde mais Sustentável e tem como objectivos fomentar a prática da horticultura como actividade de lazer, promover uma alimentação saudável com produtos biológicos e vegetais provenientes da agricultura tradicional, mas também diminuir o impacto das despesas com os produtos hortícolas na economia familiar e ao mesmo tempo sensibilizar para o respeito e defesa do ambiente, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica.

De referir que há muito que existe uma forte actividade hortícola (de génese espontânea) no concelho de Castro Verde, actividade essa que se evidencia actualmente com os problemas económicos da maioria das famílias. Ao mesmo tempo, verifica-se uma maior necessidade, por parte dos cidadãos, em regressar à terra e acompanhar o método de produção dos alimentos que consomem.

Fonte: CMCV

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Excesso de álcool é mais prejudicial para as raparigas

Beber álcool em excesso, de uma só vez, pode danificar parte do cérebro que controla a memória e a percepção espacial dos adolescentes, revela um estudo publicado na revista “Alcoholism: Clinical and Experimental Research”. Além disso, estes danos – que podem resultar em problemas ao conduzir, praticar desportos que exijam movimentos complexos, usar mapas ou no sentido de orientação - são maiores nas raparigas do que nos rapazes, visto que os seus cérebros desenvolvem-se mais cedo, comparativamente aos do sexo oposto. O estudo foi realizado por investigadores de várias universidades americanas que fizeram testes neuro-psicológicos e de memória espacial a 95 adolescentes entre os 16 e os 19 anos.

Ler a notícia completa no CiênciaHoje

Fukushima contaminou área que corresponde a metade da superfície do Algarve

A crise na central nuclear de Fukushima deixou o Japão com uma área de 2400 quilómetros quadrados a precisar de descontaminação e 29 milhões de metros cúbicos de solo radioactivo, de acordo com a primeira estimativa oficial revelada pelo Governo nipónico sobre a escala da operação de limpeza necessária.

Só agora a verdadeira dimensão da crise nuclear em Fukushima está a tornar-se clara, seis meses depois do sismo de magnitude 9 na escala de Richter e do tsunami que danificou a central nuclear. 

As áreas contaminadas onde os níveis de radioactividade precisam de ser controlados poderão ultrapassar os 2400 quilómetros quadrados, ou seja, cerca de metade da superfície do Algarve (com 5018 quilómetros quadrados), informou um relatório do Ministério do Ambiente. 

Nas contas do Governo, o Japão tem em mãos 29 milhões de metros cúbicos de solos contaminados, que incluem solo e ainda folhas de árvores e detritos acumulados à superfície. Agora, as autoridades têm de decidir onde armazenar, temporariamente, tantos resíduos e encontrar uma solução permanente.

Até agora, o Ministério do Ambiente japonês conseguiu reunir 2,9 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) para os trabalhos de descontaminação. 

No seguimento da crise de Fukushima, 80 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas, por causa da fuga de radioactividade.

Fonte: Público

domingo, 2 de outubro de 2011

VÍDEO: Conhece a história do gato com duas caras e três olhos

Um gato que nasceu com duas caras, duas bocas, dois narizes e três olhos, entrou para o livro de recordes do Guiness como o animal com este tipo de malformação que viveu durante mais tempo O gato Frank and Louie tem duas caras e conseguiu entrar para o livro de recordes. Não acreditas? Vê o vídeo e conhece este gato com 12 anos de idade. Habitualmente os animais que nascem com este tipo de malformação não costumam viver muitos anos.



sábado, 1 de outubro de 2011

Observações da sonda Messenger obrigam a repensar formação de Mercúrio

Não há nada como ver os objectos de perto para os conhecer melhor, e a última vez que se olhou com atenção para Mercúrio foi há 37 anos, com a sonda Mariner 10. Teorias sobre o planeta mais pequeno do Sistema Solar foram feitas a partir destes resultados, mas tudo mudou com a Messenger. A sonda lançada em 2004 começou a orbitar o planeta a 18 de Março deste ano e os dados dos primeiros 90 dias já obrigaram os cientistas a deitar fora aquelas teorias, de acordo com sete artigos publicados nesta quinta-feira na revistaScience.

“A presença em abundância de enxofre e potássio na superfície de Mercúrio mostra que o planeta não sofreu as altas temperaturas no início da sua história que pareciam prováveis nas teorias sobre a formação de Mercúrio”, disse Sean Solomon, um dos vários autores dos sete artigos, que trabalha no Instituto Carnegie, em Washington, e que foi o cientista escolhido pelaScience para comentar o trabalho, através de um podcast.

Solomon explica que o tamanho de Mercúrio e as forças gravíticas entre os planetas do Sistema Solar levaram gerações de cientistas a concluir que a quantidade de ferro presente no planeta tinha que ser muito maior do que a que existe nos outros planetas do interior do Sistema Solar - Vénus, Terra e Marte. Ou seja, Mercúrio é um planeta densíssimo, com um terço do diâmetro da Terra, com imenso ferro. Em 1974, a Mariner 10, que fez três aproximações a Mercúrio - mas que nunca orbitou o planeta como a Messenger - confirmou esta visão.

Ler a notícia completa no Público

Privacidade de menores na internet é insuficiente

As redes sociais “podem fazer muito mais para proteger a privacidade dos menores”, revelou esta sexta-feira um estudo da Comissão Europeia. Só dois em nove sites têm configurações predefinidas verdadeiramente adequadas.

O executivo comunitário referiu que apenas os sites de redes sociais ‘Habbo Hotel’ e ‘Xbox Live’ apresentam configurações predefinidas que tornam os perfis pessoais dos menores acessíveis apenas a uma lista de contactos por eles aprovada.

Nos outros sites testados, “uma quantidade considerável de informações pessoais, incluindo informações adicionadas pelos utilizadores após registo, é mostrada, por defeito, a utilizadores que não constam da lista de contactos aprovada do menor”, destaca o relatório, alertando que “estas informações não conduzem necessariamente a uma identificação imediata dos menores, mas podiam fazê-lo”.

O estudo conclui também que em todos os sites testados, qualquer pessoa pode enviar pedidos de amizade aos menores e em seis desses sites os amigos dos amigos podem aceder directamente aos perfis dos mesmos.

Segundo a Comissão Europeia, a maioria dos sites “fornece de facto aos mais jovens informações sobre a segurança adequadas à sua idade, assim como orientações e ou material educativo especificamente destinados aos menores” e responde a pedidos de ajuda.

A responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, anunciou a intenção de propor “uma combinação de medidas “ que tornem a internet “um local mais seguro para as crianças”.

Os testes foram conduzidos pela Comissão entre Março e Junho de 2011 e envolveram plataformas de blogues (Skyrock) e jogos (Xbox Live), plataformas de partilha de fotografias e vídeos (YouTube, Dailymotion, Flickr), mundos virtuais (Habbo Hotel, Stardoll), plataformas que possuem algumas funcionalidades de redes sociais (Windows Live) e plataformas que permitem a criação de perfis pessoais com a possibilidade de introduzir artigos de blogues, fotografias e actualizações (Yahoo! Pulse).

Fonte: Correio da Manhã