Um estudo realizado no Reino Unido sugere que enviar SMS para incentivar fumadores a largar o vício pode duplicar as hipóteses de as pessoas deixarem de fumar.
No estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine, divulgado pela publicação científica “The Lancet”, 2915 fumadores receberam cinco mensagens diárias ao longo de cinco semanas, para incentivá-los a deixar o tabaco. Depois, passaram a receber três mensagens semanais até o fim da investigação, que durou seis meses.
Os resultados mostraram que 10,7 por cento dos voluntários deixaram de fumar após receber mensagens como "hoje é o dia de deixar o vício para sempre". Este índice representa mais do que o dobro dos fumadores que também tentavam largar o cigarro (4,9 por cento), mas não receberam os SMS. No total, participaram neste estudo 5,8 mil fumadores britânicos, incluindo aqueles que não foram incentivados a largar o cigarro por meio de mensagens.
Carolina Free, especialista que liderou a campanha “txt2stop”, alvo desta investigação, referiu que as mensagens "ajudam as pessoas a resistirem à tentação de fumar"."As pessoas descreveram o 'txt2stop' como um amigo que as encoraja ou um anjo nos seus ombros", disse a investigadora.
Já Derrick Bennett e Jonathan Emberson, investigadores da Universidade de Oxford que também participaram no estudo, afirmaram que esta experiência deveria ser realizada noutros países. Além disso, acreditam que o uso da mesma técnica noutras campanhas para mudanças de hábitos, não apenas em relação ao cigarro, pode ser eficaz.
Na sua opinião, as lições aprendidas no “txt2stop” podem "não representar apenas uma nova abordagem para combater o problema em países desenvolvidos, mas também ser um útil ponto de partida para implementar mudanças comportamentais em locais mais pobres".
Fonte: CiênciaHoje
Sem comentários:
Enviar um comentário